Não perca a memória Buritizeiro

1013301_287192328094689_558226055_n
Prédio da Fundação Caio Martins em Buritizeiro/MG

O Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de uma cidade representa muito mais do que apenas mais uma receita, retrata a história de uma comunidade, como se constituiu ao longo dos anos. Os bens são a prova da existência de um pensamento, de um povo e de sua cultura, os significados para os mais jovens, a representação dos ideais e conquistas.

Como estamos tratando a nossa memória? será que não estamos deixando que o poder publico assuma definitivamente os rumos os quais devemos seguir, pergunte ao seu filho, quem é Caio Martins? o que ele fez? pergunte-se sobre a Estação Independência? alguém aí já ouviu falar dos raspadores líticos? pois é.

Infelizmente prover o povo de acesso a cultura e ao conhecimento não é tarefa satisfatória e na maioria das vezes não apresenta resultados (pelo contrário) nas eleições, os governantes preferem que as pessoas se mantenham inertes, estáticas, afinal, pensar pode doer muito. Quando se foge dessa alienação parental, é possível descobrir um mundo que deveria existir aqui! Não podemos deixar as nossas crianças crescerem querendo estudar em Pirapora, pois da beira do Rio São Francisco é o que elas veem, que tal contar a elas a verdadeira história da nossa gente. Povo pobre, humilde que busca identidade e nem suspeita que estão sendo extorquidos do direito de conhecer a própria “estória”. Queria contar a todas as crianças de Buritizeiro que Guimarães Rosa passou por aqui.

Queria convidar a todos, principalmente aos desenganados, aos desanimados e aqueles que mesmo sem querer aceitam passivamente, vamos em frente, pois a história só é contada no futuro. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s