Pelas manhãs da vida

20151107060221

       Tenho muita dificuldade para dormir, é fato, mas não se trata de uma situação incômoda, na verdade me sinto ótimo. No entanto essa “habilidade” se é que posso chamar assim, me proporciona mais tempo para dividir todas as minhas tarefas, mesmo estando desempregado, espero, temporariamente, e ligeiramente descompromissado com a Universidade, tenho utilizado deste tempo para me dedicar a leituras diversas, e a conteúdos específicos, afim de resolver o problema do desemprego, participando de alguns concursos.

      Mas este “post” não é sobre mim, mas vale a introdução para dizer que tenho observado inúmeras situações que deixam até as crianças perplexas, fato que nesta manhã de sábado, fui ao vizinho devolver-lhe uma ferramenta e me deparo com o caderno de esportes do Jornal que circula por estas bandas, de cara me espantei! o que é isso! ele imediatamente se solidarizou comigo dizendo: “Verdade que absurdo” certo de compartilhar da mesma indignação continuei: “Que coisa triste”. Mas percebi logo que estávamos diante de valores distintos, sem desmerecer de forma alguma nem depreciar o que observa meu caro amigo, mas tratávamos de dois temas em um mesmo episódio, apesar de concordar que era asquerosa a atitude da torcida do Galo de cuspir no Tite (Treinador do Corinthians) não conseguir fechar os olhos para uma reprodução preconceituosa, não estou dizendo que não seja perfeitamente aceitável que um ser humano de cor negra possua comportamentos deploráveis, mas, me instiga sempre o olhar comparativo e a ênfase estarrecedora na figura. Peço que compreendam, não estou chamando o artista ou o Editor do Jornal de racistas, a minha visão é muito mais ampla e traz carregada um precedente histórico o qual coloca sempre em cheque a intencionalidade ou a naturalidade em que é tratada a questão, vejo pela reação do meu vizinho, ao se deparar com uma atitude de extrema falta de educação o que reduz a zero os preceitos culturais de uma boa conduta e receptividade. Mas ele não conseguiu ver que na imagem era um negro.

cuspe cuspe1

Deixe um comentário

