Conversando & Conhecendo

image Hoje o bate papo é com Hugo Pires Lima, nascido e criado em uma fazenda em Buritizeiro mudou se para Três Marias em 1976, permanecendo por 21 anos, sindicalista, metalúrgico, e co-fundador do Partido dos Trabalhadores em Três Marias, regressou para nossa cidade no ano 1997. Filiou-se no PT de Buritizeiro o qual foi Presidente por dois mandatos. Hugo Pires foi Secretário Municipal de Meio Ambiente no período de 2007-2008 (solicitou a exoneração ao então Prefeito Luizinho Carneiro, em razão do lançamento de candidatura própria nas eleições municipais daquele ano) e Secretário de Gestão ao Desenvolvimento de 2009-2010 no governo petista. Preocupado e atuante na política e com as questões ambientais.

Fred Lacerda: Hugo Pires voce acredita que exista uma “crise de identidade” no PT hoje?

Hugo Pires: Não. Eu acho, e como eu costumo falar que a “casa-grande” nunca aceitou a ascensão da “senzala” .  O que eu vejo é que um partido que esta no governo a 12 anos e isso é normal, não podemos colocar ninguém na “vala comum”. Quando as pessoas falam: “O PT antes o PT agora” entendo que as mudanças existem e temos que saber conviver com elas, a ideologia a ética e o cuidado com a política tem que prevalecer em Buritizeiro. Da mesma, elegemos um prefeito que foi um fiasco, e as pessoas que convivem comigo sabem a minha opinião a respeito. Naquela época eu estava presidente do partido e fomos bem sucedidos no nosso objetivo. Infelizmente pensávamos em algo diferente, mas o governo não atendeu as nossas expectativas, provou seu inteiro descompromisso com o partido, desfiliando-se antes mesmo que seu mandato chegasse ao fim.

“…Não sou o fundador do PT em Buritizeiro…”

 Hugo Pires

Fred Lacerda: Por quê o PT não conseguiu dar continuidade ao projeto político que o levou ao poder em Buritizeiro?

Hugo Pires: Tivemos no princípio uma trajetória que culminava com nossos anseios, uma pessoa de carisma, que tinha ações que eram compatíveis com os nossos ideais. Por exemplo a “Romaria das Águas” pra mim, eu acho que o meio ambiente é muito importante, basta ver a crise hídrica que vivemos nos últimos anos, quando até a nascente do Rio São Francisco chegou a secar (Nascente Histórica) eu entendo que exista uma responsabilidade sobre isso, onde cada um fazendo um pouquinho, pode colaborar mais com o todo. Quando vi, pensei, poxa! vai da para implantarmos tudo o que sempre sonhamos, recuperação de veredas, cercamentos etc. E o que sempre ouvimos era que a receita do município era muito pequena, mas enquanto gestores o que fizeram para aumentá-la? essas eram algumas das ideias, que agregamos pessoas como a Professora Edna, por que tínhamos a esperança de um salto de qualidade na educação. Fred, as vezes as pessoas reclamam, mas eu acho que um gestor quando tem a intenção de fazer, ele faz, preocupado com o desenvolvimento mas cuidando do meio ambiente também. 

Fred Lacerda: O que voce pensa sobre as conjunturas políticas do nosso município?

Hugo Pires: Buritizeiro, hoje eu faço parte, gosto de frisar que não sou o “cabeça” mas eu acredito que para se resolver qualquer problema aqui voce tem de observar a trajetória de cada um, por que na política ou voce tem bandeira ou voce tem dinheiro, eu acho que o que é preciso é voto, dinheiro é preciso, não vamos ser demagogos e achar que voce vai fazer as coisas sem um centavo. E só voce imaginar o quanto é o salário de um prefeito de Buritizeiro e quanto este esta investindo na campanha, ele provavelmente vai querer um retorno, ninguém vai jogar dinheiro fora. Hoje existe um grupo se reunindo, discutindo e espero que saia um candidato para que a gente possa levar esta mensagem para a população, construída não só por mim, não tem alguém la se auto-denominando, mas por pessoas que realmente tem vinculo com o município e isso eu acho de suma importância. Acho que vivemos sim uma crise política onde as pessoas estão totalmente desacreditadas e ouvimos as pessoas dizendo: “que política é assim mesmo” eu acho que infelizmente alguns políticos fazem as pessoas ficarem assim. Quando vejo pessoas se propondo a gastar mundos e fundos eu desconfio. Buritizeiro precisa que os recursos sejam investidos com responsabilidade, política é um ato de servir.

“Eu não sei o salário de um vereador de um Prefeito e não é por que eu não procuro. Pago meus impostos sou contribuinte e as vezes falta informação, falta transparência”

Hugo Pires

Fred Lacerda: Suas considerações finais, por favor.

Hugo Pires: Eu gostaria de agradecer pelo convite e a oportunidade, neste momento, de poder estar colocando algumas coisas coisas que considero de fundamental importância, não sou do tipo de ficar de braços cruzados, gosto sempre de ir à luta, estou aí para depositar o meu voto e gosto de ter consciência disso, eu jamais abro mão, e nunca vou votar por interesses, acho o coletivo mais importante. Um Abraço a todos.

Deixe um comentário

